segunda-feira, 7 de julho de 2008

The Beatles


No ano de 1968, novamente os integrantes da banda partiram em um retiro espiritual na Índia. Uma semana depois, Ringo abandona o retiro e Paul depois de um mês. O retiro espiritual acaba em polêmica quando o guru Maharishi foi acusado de tentar seduzir uma seguidora espiritual. Após o retiro espiritual, John e Paul viajam a Nova Iorque para anunciar a criação da Apple Corps. Em Londres, eles lançam também uma boutique com o mesmo nome, que logo fechou as portas devido ao fracasso. O primeiro compacto lançado pela Apple foi um grande sucesso, e continha as músicas "Hey Jude" e "Revolution".
Como os Beatles não podiam lidar pessoalmente com a parte financeira da Apple Corps, eles resolveram contratar um novo empresário. Allan Klein foi contratado após muitas brigas, já que Paul queria que seu sogro fosse o novo empresário, ao invés de Allan. O fato é que os outros três Beatles temiam que Paul tivesse um maior controle sobre a banda, caso seu sogro fosse contratado.
Após o sucesso de "Hey Jude", os Beatles começaram a gravar um disco duplo, The Beatles, conhecido como Álbum Branco, em meio a várias brigas: algumas músicas seriam gravadas totalmente por um só integrante da banda. A presença constante de Yoko Ono, mulher de John Lennon, nos estúdios de gravação, começou a incomodar os outros integrantes do grupo, principalmente Paul McCartney e George Harrison, que não suportavam a presença da mulher de Lennon. No disco, pela primeira vez, um músico faz uma participação especial. Eric Clapton, guitarrista britânico e amigo de George Harrison, gravou o solo de guitarra em "While My Guitar Gently Weeps" embora no disco não tenha recebido crédito por sua participação. Ringo Starr abandonou o grupo por duas semanas, alegando insatisfação com a banda.
Para cumprir um contrato, no mesmo ano foi lançado o desenho animado Yellow Submarine e um álbum com a trilha sonora do filme, que trazia apenas quatro músicas inéditas dos Beatles e músicas instrumentais compostas por George Martin, o produtor dos Beatles.

Tatiana Sasaya

Nenhum comentário: