terça-feira, 8 de julho de 2008

Séries e Desenhos


The Archie Show
The Archie Show, foi ao ar pela primeira vez em 14 de setembro de 1968 e saiu do ar em 30 de agosto de 1969, pela rede CBS. A série foi apresentada no Brasil, desde o início dos anos 70, até o início dos anos 80. Inicialmente, a série era apenas de Archie e seus amigos, depois teve a inclusão da bruxinha, loira, Sabrina e nos últimos anos teve a inclusão dos Monstros Camaradas (Groovie Goolies). Nesse período, o programa foi chamado de "The Archie Show". O tema da série virou hit em 1968. A música Sugar sugar, que até já foi tema de novela no Brasil, saiu desse desenho e era cantada por músicos de estúdio. A banda na realidade nunca existiu, nem fez um único show ao vivo. A produtora da série foi a Filmation, dona de verdadeiras pérolas da animação.


Cavaleiros da Arábia
Desenho criado em 1968 e que contava as aventuras de valentes guerreiros, nas mil e uma noites. A princesa Nida, é mestra nos disfarces, Fariik, é um mágico, Raseen, é um homem muito forte, Bez, pode de transformar em qualquer animal com a frase "Do tamanho de um...elefante" e se transforma em um elefante, Zazu, é um burrinho que quando puxam o seu rabo se transforma num pequeno furacão e dá coices para todos os lados. O Príncipe Turhan, é um nobre que teve seu trono roubado pelo traiçoeiro Baakar. Juntos tentam recuperar o reino do príncipe.



Kaiju Senso
Membros de uma organização secreta, os agentes são cyborgs, liderados por um cientista. O grupo tinha como missão defender o Japão de um inimigo obscuro. Lutando contra robôs cibernéticos, espiões e membros de organizações secretas, cada um dos nove agentes possuia poderes diferentes como telepatia, vôo, permanência em baixo d'água e disparo de mísseis pelos cotovelos e joelhos. A única agente mulher (003) possuia super audição e o principal agente (009) tinha super força e uma pistola de raios. Juntos, defendiam nosso planeta dos inimigos.
A série foi criada por Shotaro Ishinomori em 1968, em preto e branco, pela produtora Toei e exibido no Brasil entre 74/76 pela TV Tupi de São Paulo.


Heckle and Jeckle (Faíca e Fumaça)
Os corvos mais malucos de todos os desenhos animados. Foram produzidos pela Terrytons para a Warner em 1946 e transmitidos por vários canais de televisão no Brasil, nos anos 60, 70 e 80. A série era muito agitada e os nossos amiguinhos viviam em apuros, sempre por causa de alguma plantação de milho que resolviam atacar.



As Novas Aventuras de Huck Finn
Essa foi uma experiência maravilhosa dos estúdios Hanna-Barbera onde misturaram 3 seres humanos de carne e osso com animação clássica. O resultado foi uma série emocionante que mostra as aventuras de Huck Finn, Tom Sawier e Becky Thatcher, a única garota do grupo. A série foi ao ar em 15 de setembro de 1968 até 07 de setembro de 1969 pela NBC. Essa história saiu de um conto de Mark Twain e começa com Huck, Tom e Becky sendo perseguidos pelo índio Joe, o mesmo do conto original e que inexplicavelmente havia sobrevivido as dezenas de anos desde o conto original num mundo paralelo, que tinha como portal de entrada uma antiga caverna que era uma mina abandonada. O3 garotos foram perseguidos pelo Índio Joe até a caverna e deram entrada num mundo paralelo, onde tudo era desenho, inclusive o Índio Joe. A partir daí começam as aventuras do trio, tentando sair daquele mundo de monstros, esqueletos, fantasmas e toda sorte de aventuras sobrenaturais. Uma série maravilhosa que eu adorava assistir comendo meus bolinhos de chuva.


Micro Aventuras
Esse desenho foi criado pela Hanna Barbera em 1968 e transmitido dentro do programa dos Banana Splits.
O professor Carter, cientista renomado, inventa uma máquina que encolhe o que é exposto aos seus raios e acidentalmente, é vítima desse equipamento, juntamente com sua esposa, Jill Carter e seu filho, Mike Carter.
Agora eles teriam que enfrentar todo tipo de perigo, sejam insetos ou animais que parecem, aos seus olhos, verdadeiros monstros, devido a diferença de tamanho.
Esse desenho inspirou os criadores do filme "Querida, Encolhi as Crianças" e "Querida, Estiquei o bebê".


Viajem Fantástica
Esse desenho foi criado em 1968 após o sucesso da série Viagem ao Centro da Terra, ambas da produtora Filmation. Assim como Viagem ao Centro da Terra, Viagem Fantástica também foi baseada num longa metragem homônimo de sucesso. O sucesso era garantido e foi exatamente o que aconteceu com essa série que foi ao ar pela primeira vez nos EUA em 1968 e ficou no ar até 1970, sendo retransmitida inúmeras vezes por diversos canais ao redor do mundo, inclusive no Brasil até meados dos anos 80.



Os Três Mosqueteiros
Baseado no clássico de Alexandre Dumas, esse desenho, sobre a guarda real do rei da França no século 17, era cheio de lutas de espadachins e tinha ingredientes de um verdadeiros pastelão, com muitos tombos, barris que se quebram por sobre os inimigos, saltos com cordas, etc. Uma curiosidade sobre a série é que a voz da dublagem, em inglês, do personagem Athos, era feita por Jonathan Harris, o Dr. Smith de Perdidos no Espaço.

Batman
Uma das séries mais cultuadas da TV desde os anos 70, Batman, a série feita para a TV pela 20th Century Fox para o canal ABC, foi um tremendo sucesso de audiência, desbancando inclusive uma série dos mesmos produtores, O Besouro Verde, que suportou poucos episódios e foi tirada do ar rapidamente. Uma pena, pois foi a estréia de Bruce Lee na TV americana como Kato, o auxiliar do Besouro Verde. Batman prosseguiu no ar por 3 temporadas, entre 1966 e 1968 e gerou também um longa-metragem em 1967. Na terceira temporada, Batman e Robin receberam a ajuda de uma nova heroína, a Batgirl, incluída na série para tentar aumentar a audiência e também para conquistar um novo público, o feminino, que começava a se engajar na luta pelos direitos das mulheres. A série teve um total de 120 episódios com 25 minutos de duração. Algumas histórias se desenrolavam em até 3 episódios.

James West
James West e seu companheiro inseparável Artemus Gordon viveram aventuras impressionantes em missão oficial a serviço do governo americano. Robert Conrad não usava dublês nas cenas de ação e se feria muitas vezes. As armas especiais de James West eram um show a parte, principalmente seu salto de sapato com bombas e chaves especiais escondidas e sua pequena arma que era sacada da manga através de um mecanismo especial.
As aventuras de James West foram exibidas no Brasil na segunda metade dos anos 70 e foram apresentadas até meados de 1984 em vários canais, dentre eles TV Bandeirantes e TV Record, ambas de São Paulo.
Segundo o colaborador Edson Rodrigues de S. Paulo, a série foi apresentada inicialmente na extinta TV Excelsior em 1967, em 1968 estava na também extinta Tupi e em seguida na TV Bandeirantes em 1971, onde permaneceu mais tempo, seguindo depois para a TV Record.

Nós e o Fantasma
Uma viúva passa a morar em uma mansão a beira mar, a qual é assombrada pelo fantasma de um velho capitão.
A série foi baseada em uma novela de 1945, escrita por Josephine Aimee Leslie, e produzida a partir de 1968 pela Twentieth Century Fox .
Os atores principais foram Edward Mulhare como o Capitão Daniel Gregg e Hope Lange como a Senhora Carolyn Muir.
Também fazem parte da série os filhos da Senhora Muir, Candice Muir e Jonathan Muir, vividos por Kellie Flanagan e Harlen Carraher.
Foi a última participação de Kellie Flanagan em filmes, sendo que após esta série não mais trabalhou como atriz. A série foi transmitida no Brasil pela Rede Record, nos anos 70.


Julia
A série Julia foi criada pela NBC e tinha episódio com 30 minutos de duração. A série foi produzida em setembro 1968 e era um exemplo da tentativa da televisão americana de introduzir atores negros em papéis importantes, em sua programação, durante o período de crescente ativismo entre os negros americanos, reivindicando direitos civis na sociedade. A série estrelada por Diahann Carroll, surpreeendeu a NBC com uma boa audiência e também muita controvérsia.
Julia tinha perdido o marido em um acidente de helicóptero no Vietnã, ele era um soldado entre as tropas invasoras daquele país. Para sustentar a família, ela foi trabalhar em um consultório médico, nas indústrias Astrospace. Julia vivia com seu filho Corey de 9 anos. Os amigos mais próximos de Julia eram, seus vizinho brancos, os Waggedorns. O Doutor Chegley, chefe de Julia, também dava muito apoio a ela e a seu filho. A série sofreu críticas da ala mais radical da imprensa que dizia que o apartamento de Julia era muito bom para uma enfermeira que recebia um pequeno salário. A ausência de uma figura masculina na família também foi duramente criticada na época. Na verdade havia muito preconceito em mostrar uma família negra, com uma mulher como chefe da casa, bem sucedida, com bom estilo de vida e respeitada profissionalmente. Isso talvez tenha mexido com a estrutura de uma sociedade extremamente preconceituosa e enfrentando constantes movimentos pró-direitos dos negros, agitando as ruas.
A série Julia ficou no ar entre setembro de 1968 e janeiro de 1971 e teve 86 episódios. Os produtores da série foram Hal Kanter e Harold Stone.
A atriz Diahann Carroll esteve no Brasil em 1969, num evento da Twentieth Century Fox no Rio de Janeiro, juntamente com outros atores de séries que estavam em evidência na época, como Jonathan Harris (Doutor Smith de Perdidos no Espaço) e Don Marshall (o piloto Dan, da aeronave supersônica de Terra de Gigantes), entre outros.

Lancer
Dois filhos de mães diferentes se unem para ajudar o pai a salvar suas terras das mãos de inescrupulosos criminosos. Eles não se conheciam e também nunca haviam visto seu pai até aquele momento.Johnny Lancer era um pistoleiro conhecido por todo o oeste bravio. Scott Lancer estudou em Boston, nos melhores colégios e era um cavalheiro. Juntos eles criariam um elo em torno do pai. A série Lancer estreou na TV americana em 1968 e foi retirada do ar em 1971 e teve um total de 51 episódios. No Brasil, ela foi transmitida a partir dos anos 70.


Tatiana Sasaya

2 comentários:

Unknown disse...

"Arabian Knights" era simplesmente fantástico...

Unknown disse...

ajude-me a encontrar dvs completos do seriado julia enfermeira. obrigado ,obs o seriado tem que ser dublado.