terça-feira, 8 de julho de 2008

Editorial


Muitos são os acontecimentos e as curiosidades do marcante ano de 1968, o qual teve repercussões nos anos procedentes. Dentre elas, podem ser citados manifestações políticas, nacionais e internacionais; culturais, referentes á moda, música, estilos de vida; sociais, tais como novas filosofias de vida; esportivas, tecnológicas, médicas, etc.
Das muitas agitações políticas, algumas que ganharam grande destaque foi, no cenário nacional, o AI5(Ato Institucional nº5), assinado em 13 de dezembro de 1968, o qual foi um instrumento utilizado pelos militares para aumentar os poderes do presidente e permitir a repressão e da perseguição das oposições. Já no cenário internacional, um dos acontecimentos mais marcantes foi a Primavera de Praga, tendo como palco a Tchecoslováquia, foi liderada por intelectuais reformistas do Partido Comunista Tcheco e tinha por objetivo promover grandes mudanças na estrutura política, econômica e social do país.
No aspecto cultural, houve mudanças radicais, no cenário brasileiro, surgiu o Tropicalismo, também conhecido como Tropicália. Tal movimento nasceu sob influência das correntes da vanguarda artística e da cultura nacionais e estrangeiras (como o pop-rock e a poesia concreta) e mesclou manifestações tradicionais da cultura do Brasil a inovações estéticas radicais. Tinha objetivos sociais e políticos, mas principalmente comportamentais, que ecoaram pela sociedade no final da década de 1960. Apresentou-se, na música, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé, entretanto, teve manifestações nas artes plásticas, no cinema, influenciando o cinema novo de Glauber Rocha e no teatro, sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martines Corrêa.
No que se diz respeito à moda, ocorreu uma revolução a partir dos movimentos hippies. Os padrões da época foram quebrados, dando lugar ao despojamento, informalidade e recortes mais arrojados. A moda praia também se distanciou dos antigos modelos, sendo cada vez menores, mais chamativos e com designs ousados.
As olimpíadas de 1968, sediadas na Cidade do México, entre os dias 12 a 27 de outubro, foram o marco no setor esportivo desse mesmo ano. Nela participaram 112 países, 4750 homens e 780 mulheres divididos entre 20 modalidades. E, apesar de o Brasil ter enviado vários atletas, trouxemos para casa apenas três medalhas, uma de prata, no atletismo com o salto triplo e duas de bronze, no boxe peso mosca e uma na vela na modalidade Flying Dutchamn.
Na área de saúde, o ano de 1968 foi um marco, pelo qual o cirurgião brasileiro Euryclides Zerbini e sua equipe realizaram o primeiro transplante cardíaco da América Latina e no mesmo ano, foi instalado em Goiânia o Instituto de Patologia Tropical da Universidade Federal de Goiás.
Tais assuntos e seus respectivos detalhes serão abordados de forma clara e objetiva nesta edição especial. E, para isso, contamos com as competências de nossos redatores Caio Porto, Gabriela Sciulli, Patrícia Torricilia, Priscilla Landriscina e Tatiana Sasaya.
Esperamos, portanto que nossos caros leitores apreciem a leitura.


Patricia Torricilia

Nenhum comentário: