terça-feira, 8 de julho de 2008

Cinema

- Dentre os filmes que estão em cartaz nos cinemas de todo o Brasil, selecionamos os mais indicados pelos críticos. Veja a baixo a lista dos filmes que estão sendo exibidos este mês:

1) 2001: Uma odisséia no espaço: é, para muitos críticos, um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. Realizado neste ano pelo cineasta Stanley Kubrick, o filme é natural dos Estados Unidos da América.
Este filme, com uma duração total de 139 minutos e apenas 40 de diálogo, analisa a evolução do Homem, desde os primeiros hominídeos capazes de usar instrumentos, até à era espacial e para além disso. É baseado nas obras de Arthur C. Clarke: “The Sentinel” e “2001: A Space Odyssey”, esta última escrita simultaneamente com as filmagens.
Uma das personagens principais do filme é o computador inteligente HAL 9000, uma das máquinas mais famosas da História do Cinema. Outros destaques são os seus efeitos especiais e a sua trilha sonora, composta entre outras por obras de Richard Strauss (Assim Falou Zaratustra), e Gyorgy Ligeti (Lux Aeterna), sendo este último repetente nos filmes de Kubrick. Uma curiosidade sobre a trilha sonora do filme: Kubrick solicitou à banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd que compusessem músicas para a película. Depois de escutar o resultado, o diretor de "2001..." não ficou satisfeito e optou pela música clássica para dar vida às famosas cenas no espaço, principalmente no início do filme.


2) Planeta dos Macacos: Filme do gênero ficção científica, com o ator Charlton Heston no papel principal. O enredo se baseia na experiência de um astronauta sobrevivente de uma missão espacial, que aterriza em um planeta igual a Terra e descobre que uma raça de macacos falantes, domina e escraviza seres humanos, que não falam. Ao ser ferido na garganta, ele também fica sem fala, sendo também escravizado. Ao conseguir falar, rebela-se com ajuda de um macaco cientista e de sua namorada. O filme fez grande sucesso em sua estréia nos cinemas e é indicado por grandes críticos, que caracterizaram-no como sendo impressionante e muito interessante.


3) O Bebê de Rosemary: é o título de um romance publicado em 1967 por Ira Levin e adaptado ao cinema neste ano por Roman Polanski, com Mia Farrow e John Cassavetes como atores principais. O filme é da categoria de terror, e conta a história de uma mulher ( Mia Farrow) que engravida, e tem como filho o diabo em si. A história é bastante interessante e aterrorizante. Apreciado por alguns críticos, “O Bebe de Rosemary” é recomendado para aqueles que gostam de um bom filme de terror.

4) Capitu: filme brasileiro dirigido por Paulo Cesar Saraceni, baseado em Dom Casmurro de Machado de Assis, “Capitu” retrata a vida desta famosa personagem da literatura brasileira. No elenco, encontramos Isabella(Capitu), Othon Bastos( Bentinho) e Raul Cortez( Escobar). Dentre os temas abordados na história, estão o drama da personagem principal com a morte de Escobar e o conflito entre Capitu e seu marido, já que este, achava muito semelhante o aspecto físico de seu filho com o de Escobar, o que o levou a constatar que sua mulher o havia traído. Este drama foi muito bem avaliado pelos críticos e indicado como um dos melhores filmes em cartaz esta semana. O crítica Patrícia Torricila avaliou o filme como sendo “Dramático e Excelente”.


5) Teorema: Obra do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Esta realização foi muito aclamada no mundo inteiro por cinéfilos, pesquisadores e intelectuais, pelo seu modo inteligente de retratar as instituições italianas, e critica-las de uma forma sútil.O filme retrata a história de um indivíduo, e a sua influência em uma família burguesa. Curiosamente cada membro da família representa uma instituição e um segmento da sociedade italiana. Através de suas personagens o filme critica a futilidade, o comodismo e a alienação da burguesia.


6) Os Meus, os Seus e os Nossos: é um filme estadunidense de do gênero comédia, dirigido por Melville Shavelson e baseado no livro Who Gets the Drumsticks? de Helen Eileen Beardsley e em estória de Madelyn Davis e Bob Carroll Jr. O filme trata de uma viúva com dez filhos, que casa com um viúvo que tem oito filhos. Eles procuram uma casa que possa abrigá-los e precisam resolver os problemas que inevitavelmente aparecem numa família tão numerosa. Caracterizado pelos críticos do cinema, o filme foi dito como sendo “Hilariante” pela crítica Gabriela Sciulli e “Inesquecível”pela crítica Priscilla L.


7) Funny Girl – Uma Garota Genial: é um filme norte-americano do gênero drama biográfico musical, dirigido por William Wyler. Relata a vida da comediante Fanny Brice, desde o início no Lower East Side de Nova Iorque, até chegar ao sucesso com o
espetáculo Ziegfeld Follies, e também sobre o seu casamento com o primeiro marido, Nick Arnstein. O filme foi caracterizado como sendo excelente por muitos críticos brasileiros e indicado a quem gosta de um bom drama musical.


8) O Homem Nu: é um filme brasileiro do gênero comédia, dirigido por Roberto Santos, com roteiro de Fernando Sabino e Roberto Santos, baseado em crônica de Fernando Sabino no livro O homem nu. Ele narra as confusões causadas pelo professor de música folclórica Sílvio Proença que, acidentalmente, fica trancado pelo lado de fora do apartamento de uma amiga, completamente nu. A partir daí, o homem passa por uma série de situações inusitadas, fugindo de um lado para outro para se proteger de uma população totalmente escandalizada. “O Homem Nu”, é um filme muito bom e que vale a pena ser visto.


Caio Porto

Nenhum comentário: