
Este filme, com uma duração total de 139 minutos e apenas 40 de diálogo, analisa a evolução do Homem, desde os primeiros hominídeos capazes de usar instrumentos, até à era espacial e para além disso. É baseado nas obras de Arthur C. Clarke: “The Sentinel” e “2001: A Space Odyssey”, esta última escrita simultaneamente com as filmagens.
Uma das personagens principais do filme é o computador inteligente HAL 9000, uma das máquinas mais famosas da História do Cinema. Outros destaques são os seus efeitos especiais e a sua trilha sonora, composta entre outras por obras de Richard Strauss (Assim Falou Zaratustra), e Gyorgy Ligeti (Lux Aeterna), sendo este último repetente nos filmes de Kubrick. Uma curiosidade sobre a trilha sonora do filme: Kubrick solicitou à banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd que compusessem músicas para a película. Depois de escutar o resultado, o diretor de "2001..." não ficou satisfeito e optou pela música clássica para dar vida às famosas cenas no espaço, principalmente no início do filme.

2) Planeta dos Macacos: Filme do gênero ficção científica, com o ator Charlton Heston no papel principal. O enredo se baseia na experiência de um astronauta sobrevivente de uma missão espacial, que aterriza em um planeta igual a Terra e descobre que uma raça de macacos falantes, domina e escraviza seres humanos, que não falam. Ao ser ferido na garganta, ele também fica sem fala, sendo também escravizado. Ao conseguir falar, rebela-se com ajuda de um macaco cientista e de sua namorada. O filme fez grande sucesso em sua estréia nos cinemas e é indicado por grandes críticos, que caracterizaram-no como sendo impressionante e muito interessante.

3) O Bebê de Rosemary: é o título de um romance publicado em 1967 por Ira Levin e adaptado ao cinema neste ano por Roman Polanski, com Mia Farrow e John Cassavetes como atores principais. O filme é da categoria de terror, e conta a história de uma mulher ( Mia Farrow) que engravida, e tem como filho o diabo em si. A história é bastante interessante e aterrorizante. Apreciado por alguns críticos, “O Bebe de Rosemary” é recomendado para aqueles que gostam de um bom filme de terror.



6) Os Meus, os Seus e os Nossos: é um filme estadunidense de do gênero comédia, dirigido por Melville Shavelson e baseado no livro Who Gets the Drumsticks? de Helen Eileen Beardsley e em estória de Madelyn Davis e Bob Carroll Jr. O filme trata de uma viúva com dez filhos, que casa com um viúvo que tem oito filhos. Eles procuram uma casa que possa abrigá-los e precisam resolver os problemas que inevitavelmente aparecem numa família tão numerosa. Caracterizado pelos críticos do cinema, o filme foi dito como sendo “Hilariante” pela crítica Gabriela Sciulli e “Inesquecível”pela crítica Priscilla L.

espetáculo Ziegfeld Follies, e também sobre o seu casamento com o primeiro marido, Nick Arnstein. O filme foi caracterizado como sendo excelente por muitos críticos brasileiros e indicado a quem gosta de um bom drama musical.

8) O Homem Nu: é um filme brasileiro do gênero comédia, dirigido por Roberto Santos, com roteiro de Fernando Sabino e Roberto Santos, baseado em crônica de Fernando Sabino no livro O homem nu. Ele narra as confusões causadas pelo professor de música folclórica Sílvio Proença que, acidentalmente, fica trancado pelo lado de fora do apartamento de uma amiga, completamente nu. A partir daí, o homem passa por uma série de situações inusitadas, fugindo de um lado para outro para se proteger de uma população totalmente escandalizada. “O Homem Nu”, é um filme muito bom e que vale a pena ser visto.
Caio Porto
Nenhum comentário:
Postar um comentário