terça-feira, 8 de julho de 2008

Princiais acontecimentos dos 60

1961: Realiza-se, em São Paulo, a 4ª Bienal. Neste ano, ocorre a dinamização do Centro de Cultura Popular (CPC) da UNE e o Movimento de Cultura Popular do Recife. Dois pólos importantes na cultura nacional

1962: O filme "O Pagador de Promessa" ganha a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes

1963: É publicado o livro "A Mística Feminina", de Betty Friedan. O livro causou polêmica no mundo inteiro e é considerado um marco do movimento feminista. O cineasta Nélson Pereira dos Santos lança o filme "Vidas Secas" baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.

09.fev.1964: Morre o compositor e radialista Ary Barroso.

10.jul.1964: Glauber Rocha lança "Deus e o Diabo na Terra do Sol", marco do cinema novo.

dez.1964: Estréia, no Rio de Janeiro, o "Show Opinião", com Zé Keti, Nara Leão, Maria Bethânia e João do Vale interpretando os texto de Oduvaldo Vianna Filho, Armando Costa e Paulo Pontes.

13.mar.1965: Intelectuais brasileiros lançam um manifesto à nação, exigindo o restabelecimento das liberdades democráticas e dos direitos individuais.

20.ago.1965: É lançado, na Inglaterra, o primeiro compacto dos Rolling Stones, com o sucesso "Satisfaction".

1965: A estilista inglesa Mary Quant, dona da loja Bazaar, lança a minissaia. O 1º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Excelsior, é vencido pela música "Arrastão", de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, interpretada por Elis Regina. Neste ano, o teatro brasileiro sofre a censura das peças "O Berço do Herói", de Dias Gomes; "Brasil Pede Passagem", show com texto de Castro Alves e Sérgio Porto; "Berço Esplêncido", de Sérgio Porto. O cineasta Luís Sérgio Person lança o filme "Brasil S.A."

1966: William Masters e Virginia Johnson lançam a "A Respota Sexual Humana", baseado em anos de pesquisa sobre o comportamento sexual norte-americano, no qual desmistificam vários conceitos sobre a sexualidade. Roberto Carlos torna-se o rei do "iê-iê-iê" e faz sucesso, junto de Erasmo Carlos e Wanderléia. É o começo da Jovem Guarda.

1967: Os Beatles lançam o LP "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band", revolução na música pop. Sua capa é a mais copiada da história da música. Acontece, nos


EUA, o Monterey Pop Festival. No Brasil, ocorre a
terceira edição do Festival de Música Popular da TV Record tem como vencedora a música "Ponteio", de Edu Lobo e Capinam. Em Segundo lugar fica "Domingo no Parque", de Gilberto Gil e, em terceiro, "Roda Viva", de Chico Buarque de Holanda. Caetano Veloso fica com o quarto lugar, com "Alegria, Alegria" e, juntamente com Gilberto Gil, lança o movimento tropicalista.

9.jan.1968: Frank Zappa lança o álbum "We're Only in It for the Money" (Nós Estamos Nessa Apenas Pelo Dinheiro), no qual faz uma paródia da capa do "Sgt. Pepper´s", dos Beatles, e uma crítica ao movimento hippie e seus ícones.

mai.1968: Estudantes franceses se mobilizam contra a reforma universitária feita por De Gaulle, que tentava transformar a universidade numa máquina de produzir "quadros integrados" ao sistema. Por trás das barricadas a juventude francesa trazia consigo de uma nova moralidade e uma outra cultura, como apontou o filósofo Hebert Marcuse.

1968: Em São Paulo, o CCC (Comando de Caça aos Comunistas) depreda o teatro que apresentava a peça "Roda Viva", de Chico Buarque de Holanda, dirigida por José Celso Martinez Côrrea, e espanca os atores. Glauber Rocha lança o filme "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro".

Out.1968: No Rio, Geraldo Vandré apresenta, no 3º Festival Internacional da Canção, a música "Para Não Dizer que Não Falei nas Flores", considerada subversiva pelo coronel Otávio Costa, que exige a prisão do compositor. Morre Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta.

14.jun.1969: Morre a atriz Cacilda Becker.

15 a 19.ago.1969: 400 mil pessoas experimentam, durante três dias, o sonho de paz e amor preconizado pelo movimento hippie, durante o festival de Woodstock. Janis Joplin, Jimi Hendrix, Santana e The Who foram alguns dos protagonistas desses três dias de utopia, na pequena cidade de Bethel, Estado de Nova York (EUA). No mesmo ano, essa crença num mundo de paz e amor viria abaixo no festival de Altamont (próximo a San Francisco, nos EUA), no qual a apresentação dos Rolling Stones ocorre sob um clima de extrema violência. 4 pessoas morreram neste festival.

1969: Um grupo de pesquisadores e professores universitários, alguns deles proibidos de lecionar nas universidades, funda, em São Paulo, o Centro Brasileiro de Análise de Pesquisas (Cebrap), órgão independente dedicado ao estudo da sociedade brasileira.


Priscilla Landriscina

Nenhum comentário: