terça-feira, 8 de julho de 2008

Saúde

O cirurgião brasileiro Euryclides Zerbini e sua equipe realizam o primeiro transplante cardíaco da América Latina.

Vinte e seis de maio de 1968: O cirurgião brasileiro Euryclides Zerbini e sua equipe realizam o primeiro transplante cardíaco da América Latina. Poucos meses antes, o Dr. Christian Barnard havia realizado, na África do Sul, a primeira experiência do tipo em todo o mundo.
Euryclides de Jesus Zerbini nasceu em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, no dia 10 de maio de 1912. Forma-se médico em 1935, especialista em cirurgia geral. A intervenção cardíaca é ainda algo raro na medicina - o coração é o tabu dos cirurgiões.
Mesmo assim, quando em 1942 entra no Pronto Socorro um garoto de sete anos com um estilhaço de ferro dentro do peito, o Dr. Zerbini não hesita: abre o coração do menino e religa sua artéria coronária, salvando-lhe a vida. Um grande feito médico, que estimula o Dr. Zerbini a seguir para os Estados Unidos e se especializar em cirurgia torácica. A partir de 1950, começa a praticar a cirurgia intracardíaca fechada. Professor da Universidade de São Paulo cria o Centro de Ensino de Cirurgia Cardíaca, semente do futuro Instituto do Coração. Em 1957, inicia com sua equipe as primeiras cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea. Nos porões do Hospital das Clínicas, em São Paulo, instala uma oficina experimental. Começa a produção artesanal das máquinas que fazem a circulação e oxigenação do sangue para fora do corpo durante as cirurgias.
Ao realizar o primeiro transplante brasileiro de coração, o Dr. Zerbini e sua equipe tornam-se famosos do dia para a noite. É grande o impacto sobre a opinião pública, devido ao tratamento espetacular que a imprensa dá ao assunto. Hoje, a fundação exporta tecnologia. Os transplantes cardíacos, suspensos em 1969, são retomados em 1980. Isso só foi possível graças à descoberta da ciclosporina, droga capaz de evitar que o organismo do paciente rejeite o órgão transplantado.
Em 1985, aos 73 anos de idade, o Dr. Zerbini volta a ser pioneiro ao realizar o primeiro transplante de coração num paciente portador do mal de Chagas.
Em 58 anos de carreira, o Dr. Zerbini recebe 125 títulos honoríficos e inúmeras homenagens de governos de todo o mundo. Participa de 314 congressos médicos. Realiza, pessoalmente ou através de sua equipe, mais de quarenta mil cirurgias cardíacas. Euryclides de Jesus Zerbini morre aos 81 anos de idade, em 23 de outubro de 1993. Trabalhou até às vésperas de sua morte, operando e realizando palestras e conferências.


Gabriela Sciulli

Nenhum comentário: